top of page

Professora de inglês lança franquia home based de escola móvel para atender consumidor e expandir

As microfranquias estão avançando no Brasil e já somam 557 marcas. Aumento de 45% entre 2013 (quando havia 384) e 2016. Os números fazem parte do último estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que revela também que as unidades franqueadas do tipo home office ou home based, já representam 29,7% nas redes que trabalham exclusivamente com microfranquias e 17,9% nas redes mistas.  


“Esse fenômeno ocorre, entre outros fatores, devido a retração econômica do país nos últimos anos. As empresas começaram a formatar negócios mais enxutos, menos complicados de operar e com menor risco. As microfranquias que permitem trabalhar em casa passaram a ser oportunidade para quem perdeu o emprego se recolocar no mercado ou mesmo para quem buscava algo seguro para investir com pouco recurso”, explica Daniel Costa, consultor da Business Franquias. 

Seguindo esta tendência, a professora e empresária Mariza Gottdank, enxergou a possibilidade de expandir seu negócio, por meio do modelo de microfranquias home office. Com apoio de uma consultoria, foram feitos estudos de viabilidade, formatação e após quase dois anos, acaba de ser lançada a Dank Idiomas, que adota o conceito de escola móvel, em que o professor vai até o aluno e vice-versa. 

Mariza reforça que todo o processo também exigiu planejamento e dedicação. A “teacher”, como é chamada pelos alunos, possui quase 25 anos de experiência no ensino do inglês, os últimos 10 foram dedicados no aperfeiçoamento de métodos e técnicas criados por ela, que são diferenciais da marca.  

“Sabemos que dar aulas em domicílio é uma prática antiga, mas ao longo de décadas trabalhando  com ensino de idiomas, percebi que faltava profissionalização na área. Uma das queixas mais constantes por parte dos alunos é a falta de organização e sequência no aprendizado”, afirma Gottdank. 

Ainda de acordo com Gottdank, parcela dos professores que trabalham por conta, deixam a desejar com a prestação dos serviços, por falta de conhecimento em gestão empresarial. “O consumidor está cada vez mais exigente, não basta dominar o idioma para encantar o cliente, é preciso ir além, ter processos bem definidos, saber como prospectar, atender, ensinar de forma profissional e qualificada”.

Método exclusivo

O serviço de ensino prestado pela franquia Dank Idiomas é voltado para adultos. A empresa possui método exclusivo na área do ensino de inglês e outras línguas. Durante as aulas são aplicadas  técnicas de desbloqueio da conversação e estratégias para perder o medo ou vergonha de falar idiomas.

Como funciona a Microfranquia Dank Idiomas

Trata-se de uma microfranquia, com investimento a partir de R$ 9.900,00 e que pode ser operada em home-office, evitando custos altos com infraestrutura. A marca busca por empreendedores que se identifiquem com a área educacional, que desejam ter o próprio negócio, mas possuem pouco recurso para investir ou falta de know-how.

“Apesar de ser uma microfranquia, é necessário que o franqueado encare o negócio como uma empresa grande, só tem sucesso aquele que se dedica, quem divulga a sua unidade, quem participa dos treinamentos e coloca em prática o que orientamos”, explica a fundadora, Mariza Gottdank.

Suporte e treinamento

As principais vantagens em ser um franqueado Dank Idiomas são os direitos de uso da marca, já consolidada, treinamentos e apoio oferecido pela franqueadora. O franqueado aprende o que fazer e como fazer, aumentando as chances de sucesso. A Dank Idiomas disponibiliza atendimento ao franqueado a distância via Skype, WhatsApp, e-mail, telefone, entre outras ferramentas.

Já o treinamento inicial pode ser feito tanto presencialmente, na sede da empresa em São Paulo, quanto online. Além disso, a rede também oferece treinamentos específicos para atualização dos franqueados em lançamentos de novos produtos e serviços, quando for o caso. 

Com estrutura enxuta e de baixo custo operacional, a Dank consegue oferecer aos franqueados um retorno rápido: com faturamento médio estimado entre 9,8 mil reais e 22,8 mil reais, a franquia tem lucratividade estimada de até 45% e prazo de retorno de investimento previsto a partir de seis meses.

Franquias de Educação em alta  

As franquias de serviços educacionais cresceram em faturamento 5,6%  entre 2016 e 2017, atingindo R$ 10,83 Bilhões. Ao todo, o franchising brasileiro cresceu 8% no mesmo período, ultrapassando R$ 163 Bilhões.  Os dados são positivos, e reafirmam a força e resiliência do “varejo formatado”, no  que se refere ao enfrentamento da crise econômica.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page