top of page

5 dicas para melhorar o seu inglês

Segundo estatísticas sabe-se que menos de 3% da população Brasileira tem o domínio da língua Inglesa.

Também se sabe que o Brasil ocupa apenas o 53º lugar no mundo em proficiência em Inglês.

E na contramão, o domínio da língua Inglesa, que como se sabe é a língua universal dos negócios, aumenta e muito as chances de um emprego, assim como aumenta e muito o salário médio que se paga a uma pessoa com funções similares, porém sem o domínio do idioma estrangeiro. E isso, com certeza, gera tanta demanda pela procura de escolas ou consultorias de idiomas.

Então porque sendo tão importante aprender inglês, tão poucas pessoas de fato conseguem ficar fluentes?



Aqui existem diversos motivos exauridamente listados por diversos especialistas e que já não são surpresa para quase ninguém:


- o desejo de aprender inglês da noite para o dia, algo que é totalmente utópico.

- falta de tempo e falta de dedicação para estudar

- preguiça

- vergonha

- bloqueio


Do mesmo modo, estes mesmos especialistas nos apontam diversas dicas para ultrapassar esses obstáculos e facilitar o aprendizado.

Pese a que todos estes motivos e todas estas dicas, podem ajudar, há algo que na nossa opinião é um grande diferencial para um bom e mais fácil aprendizado, que é diferenciar entre aprender um idioma e aprender a aprender um idioma.

E esta segunda opção, talvez seja a nossa “galinha dos ovos de ouro” (chicken of gold eggs) ou “o pulo do gato” (the cat´s jump).

Colocamos propositalmente a tradução em inglês ao pé da letra de famosas expressões populares no Brasil, mas que naturalmente não se aplicam ao Inglês, para que todos possam entender de forma exemplificativa o que estamos querendo transmitir ao leitor do que é aprender a aprender.

Portanto, aprender um idioma é seguir uma metodologia,e para isso existem no mercado, dezenas de metodologias e dezenas de escolas, que podem se adequar aos mais diversos tipos de publico e de suas necessidades.

Mas antes de aprender um idioma, é mais importante aprender a aprender este idioma. Algumas dicas da Dank Idiomas que já usamos com nossos, podem te ajudar também.


  1. É importante reservar um tempinho no dia para uma atividade que envolva o idioma. Não é necessário reservar horas. De dez a quinze minutos por dia é o suficiente.

  2. Outra dica legal é ouvir músicas com a letra. O site Vagalume tem milhões de músicas com a letra para seguir. Ideal para aprender preposições ou gírias.

  3. Ver filmes com legenda no idioma aprendido também é uma ótima atividade. Principalmente filmes que já vimos diversas vezes e até já sabemos o conteúdo das falas.

  4. Diminuir a velocidade dos videos é uma ótima dica para não usar legendas. Escolha um vídeo no Youtube, ajuste a velocidade nas configurações e sinta o alívio de estar entendendo tudo!

  5. Leia em inglês: não precisa começar com jornais americanos de vocabulário rebuscado. A Folha de São Paulo tem máterias em inglês e espanhol de fácil compreensão para iniciantes.


Continue por aqui e acompanhe as próximas dicas! Se gostou, compartilhe com seus amigos!




20 visualizações0 comentário
bottom of page